quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Jantar formal - 1

Olá! Como estão meus leitores?
Essa semana me despertou a coragem pra estudar regras de etiqueta, sempre tive vontade, mas sabe aquela coisa de: "Ah, nem é prioridade ... Depois eu faço." e nunca fazer? Pois é! kk A gatinha aqui está ha anos adiando isso. Maaaaas! Deus é bom, e plantou em mim coragem! kk Comecei com algo que vou usar bastante na minha profissão: Montagem de mesa. Trouxe aqui pro blog, porque conhecimento nunca é demais, não é verdade? Vou trazer de uma forma simplificada, resumão de tudo o que estou aprendendo.
Se você gosta de capricho como eu, então vai A-M-A-R essa publicação ;)


Você primeiro vai precisar de:
1 - Uma linda toalha de mesa, preferencialmente de cor e diagramação neutra. Pra que quando montarmos a mesa não fique aquele monte de informações horroroso e capenga. MAS, se você não quiser usar toalha de mesa, sinta-se à vontade para usar e abusar dos jogos americanos. Agora, nunquinha use jogos americanos sobre toalha de mesa, capiche?
2 - Compre ou faça você mesma: Sousplat's, a função do sousplat é não permitir que resíduos da comida passe para a mesa e não deixar que a temperatura alta do prato passe pra mesa. E além da funcionalidade existe a estética, são um chaaaarme! Depois vou fazer um post somente sobre sousplat.
3 - Pratos de entrada e principal, ficam sobrepostos. A regra é: Sousplat sob prato de principal e prato de entrada sobre o prato principal.
4 - Agora os guardanapos de pano. Ever, ever, ever ao lado esquerdo, do lado dos garfos. Enfatizei o "Ever" pra que nunca seja confundido, pois a pessoa que estiver ao lado pode se passar e acabar limpando resíduos da refeição com o guardanapo do vizinho de lugar, e essa seria uma situação constrangedora. Agora, se você quiser facilitar as coisas, pode colocar o guardanapo enroladinho, arrumadinho no porta-guardanapos, sobre o prato de entrada, fica lindo!
5 - Vamos falar sobre os copos, devem ficar do lado direito acima dos pratos. A montagem adequada deve ser: (de baixo pra cima) taça de vinho branco, taça de vinho tinto ao lado do tinto taça de água, e se o espumante fizer parte da composição do jantar, a taça para ele deve ficar atrás da taça do tinto.
6 - Facas, ficam à direita dos pratos, com as serrinhas viradas para os pratos. A ordem é (de dentro pra fora): Faca grande, faca de peixe, se houver necessidade pode-se colocar uma outra faca. Existe uma regra que dita: "Facas somente devem ser usadas na mão direita." A minha professora de ética diz que isso não é obrigatório, você pode usar somente pra cortar com a mão direita.
7 - Colheres, ao lado das facas. É importante frisar uma coisa, a colher deve ser usada para sopa, existe um costume criado entre as pessoas de que massa (macarrão) deve ser arrumada no garfo pela colher, e isso é um mito.  Não deve ser feito.
8 - Garfos, sempre do lado esquerdo dos pratos. A sequencia é muito parecida com a das facas, (de dentro pra fora) garfo grande, garfo de peixe, caso exista a necessidade um outro garfo deve ser disposto. E na hora de comer você pode segurar com a mão que você quiser :)
9 - Tem também o prato e faca de couvert! Ficam dispostos ao lado esquerdo acima do prato principal, a faca fica sobre o prato com a serrinha voltada para o lado esquerdo.
10 - Agora acabou! kk Talheres de sobremesa, colocados acima do prato principal. Eis a sequencia: Faca acima do prato com o cabo virado para a direita, garfo com o cabo virado para a esquerda e colher com o cabo virado para a esquerda. Prático!

Essa imagem esclarece tudo o que eu expliquei :)

Enfim, acho que por esse post dá pra saber como fazer bonito na hora de montar uma mesa para um jantar formal. Inspirem-se nessas mesas montadas simples e sofisticadas:




Quero fazer uma segunda parte desse post falando sobre regras de etiqueta durante um jantar formal. To adorando estudar regras de etiqueta! É muito, muito bom!

0 comentários:

Postar um comentário

© Tarinani, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena